Divulgação
Espaço reservado para publicidade

Google translator

Educação & Familia

Educação e Familia Confira a nossa seção Educação & Família e leia artigos que com certeza ajudarão na difícil tarefa de educar os filhos.
confira

Contador de Visitas:
Acessos desde 26/08





Saúde & Bem-estar


Shiatsu - A sabedoria milenar oriental

Shiatsu - A sabedoria milenar oriental em nosso beneficio

por Cris Saviani


Os orientais tem uma concepção muito diferente de nós ocidentais no que se refere a saude e doença: eles vêem o corpo como um todo, um sistema interligado onde um desequilíbrio afeta o todo, e tratam não a doença, mas sim o indivíduo em sua totalidade, a fim de restabelecer o equilibrio e consequentemente a saúde.

Uma das técnicas utilizadas por eles para não somente restabelecer, como também para manter o equilibrio de nosso corpo e consequentemente nossa saúde é a prática do Shiatsu.

Mais que uma massagem, o shiatsu é um complexo sistema onde pontos especificos do corpo são pressionados com os dedos pelo profissional para que a energia seja desbloqueada nos chamados meridianos do corpo, o que causaria desequilibrio e as doenças.

Os pontos utilizados no shiatsu são os mesmos utilizados na acumpultura e no do-in, só que ao invés de se utilizar os terminais dos pontos, eles são pressionados em toda a sua extensão.

Boa parte das escolas de Shiatsu no mundo utiliza uma seleção de teorias provenientes tanto da Medicina Tradicional Chinesa como de preceitos de saúde tradicionais da cultura japonesa.
Segundo tais teorias, o fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, e Ki, japonês) se faz por meio de canais (vasos) no corpo humano - semelhante ao sangue pelas veias e artérias - conhecidos como "meridianos". Em alguns pontos o fluxo desta energia pode se alterar e criar um padrão de desequilíbrio ou desarmonia. Este se refletirá na saúde física e mental da pessoa acometida. No Shiatsu os meridianos e seus pontos (os mesmos pontos da acupuntura) são pressionados para normalizar o fluxo da energia Ki ou Chi.

Há dezenas de meridianos, catalogados pelos orientais ao longo dos séculos. A maioria dos praticantes de Shiatsu que se utilizam desses fundamentos, contudo, aprendem um sistema principal de doze meridianos, além de um auxiliar, com mais dois.

Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas, emocionais, além de regiões diferentes da musculatura. Os doze meridianos básicos são:

Pulmões
Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
Coração
Intestino Delgado
Triplo-Aquecedor
Intestino Grosso e fino
Baço-Pâncreas
Fígado
Rins
Bexiga
Vesícula Biliar
Estômago

O sistema auxiliar inclui:

o Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo
e o Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

Os benefícios do shiatsu são inegaveis, e a constancia desta prática mantem o nosso equilíbrio intacto e dificilmente uma pessoa que recebe shiatsu semanalmente contrai doenças.

É sempre bom lembrar que devemos sempre procurar bons profissionais, habilitados para a prática do shiatsu, e não pessoas não capacitadas que se dizem especialistas em shiatsu e não conhecem realmente esta técnica milenar oriental.



Envie seu comentário

Nome:

E-mail:

Nos conte qual artigo você está comentando e faça o seu comentário:



Todos os comentários são sujeitos à aprovação antes de serem publicados.
Não divulgamos seu endereço de email e não usamos para finalidades de span.

Talvez você também goste destes artigos:



Maçã do amor
Lançamento - Maçã do amor

Lançamento da Avon, dentro da linha naturals - o delicioso aroma maçã do amor, em óleo perfumado, loção cremosa para o corpo e sabonete. Uma deliciosa e doce fragrância que vai acompanhar você por todo o dia. Confira.

ler mais
Make-up metalizada em alta no verão 2013

A make-up metalizada, que foi a grande estrela do inverno 2012, continua em alta no verão 2013, e ganha novas cores, principalmete o azul, verde e rosa, tanto nas sombras quanto nos esmaltes.

ler mais
Tons cítricos prometem invadir as vitrines em 2013

Bastante explorado no Fashion Rio, a semana de moda carioca, os tons cítricos se confirmaram como tendência na SPFW, dando um tom alegre, jovem e despojado como o verão pede.

ler mais
Look perfeito e ousado de Pedro Bial

Nota 10 para o figurino e a ousadia de Pedro Biau, na entrevista concedida a Jô Soares no dia 12/07. A moda masculina é um assunto por vezes controverso, pois o público masculino se mostra muito tímido em adotar as tendências da moda, muitas vezes por medo da opnião e olhos alheios.

ler mais

Confira nossa loja online e nossas ofertas especiais:













ver mais